Início Destaque 2 Campeonato Paraibano 2ª Divisão 2025 manterá fórmula de disputa e terá mudanças...
Foto: Divulgação/ FPF-PB
O arbitral que definiu os rumos do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão de 2025 foi realizado nesta semana, com a confirmação da manutenção da fórmula de disputa utilizada na edição de 2024. A competição seguirá com a participação de dez clubes, que se enfrentarão em jogos únicos, no sistema de pontos corridos. As quatro equipes que somarem mais pontos avançarão para as semifinais, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a Terceira Divisão do futebol paraibano.
A principal mudança em relação à edição anterior está no regulamento de inscrições de atletas: a competição segue sendo Sub-23, mas agora cada equipe poderá utilizar até sete jogadores acima dessa idade. Em 2024, o limite era de cinco atletas.
Outro destaque importante ficou por conta da movimentação das equipes que disputarão a competição. Das dez participantes, cinco permaneceram da edição de 2024: Spartax, Queimadense, Cruzeiro de Itaporanga, Desportiva Guarabira e Confiança de Sapé. Já o São Paulo Crystal e o Atlético de Cajazeiras foram rebaixados da Primeira Divisão e integrarão a Segundona em 2025.
A Terceira Divisão também trouxe novos representantes: Miramar de Cabedelo e Socremo Serrano conquistaram o acesso e agora farão parte da disputa. Fechando a lista, o Sabugy de Santa Luzia retorna à Segunda Divisão, mesmo sem ter conquistado o acesso em campo. A vaga surgiu após a desistência do CSP de participar da Primeira Divisão de 2025, o que ocasionou uma reconfiguração nas divisões e permitiu o retorno do Sabugy. A Picuiense, por sua vez, assumiu a vaga do CSP na elite estadual.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) divulgará em breve a tabela básica da competição, que premiará as duas melhores equipes com o acesso à Primeira Divisão em 2026.
O arbitral foi conduzido pela presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, que recentemente alcançou um feito histórico ao ser eleita vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A conquista é considerada um marco para o futebol da Paraíba e reforça a representatividade do estado no cenário esportivo nacional.
Com a definição da fórmula e das equipes participantes, a expectativa agora fica por conta do anúncio oficial do calendário e do início das disputas.