João Azevêdo entrega Binário de Jacumã, Centro de Atendimento ao Turista e recebe Título de Cidadania Condense

0
19

Fotos: Francisco França

O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta sexta-feira (13), o Binário de Jacumã, localizado no município de Conde, Litoral Sul da Paraíba. A obra, que requalifica e amplia a infraestrutura turística da cidade em pleno período carnavalesco, recebeu investimentos superiores a R$ 7,8 milhões do Tesouro estadual e tem 5,7 quilômetros de extensão. Na solenidade, o chefe do Executivo estadual recebeu o Título de Cidadania Condense, em reconhecimento às ações do Governo da Paraíba em prol do município. Também foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), parceria entre Governo e Prefeitura.

A execução do projeto foi dividida em seis etapas, tanto para obedecer às intervenções necessárias em cada trecho quanto para ampliar ainda mais os benefícios da obra — outras três ruas transversais ao Binário passaram por requalificação, com padronização de calçadas e sinalização vertical e horizontal. O Binário de Jacumã beneficia diretamente 27,6 mil pessoas, que é a população de Conde, segundo o IBGE, e também os visitantes, que costumam ser em grande número nessa época do ano.

Em seu discurso, João Azevêdo lembrou os problemas de mobilidade que o município de Conde enfrentava antes do Binário. “Nós sabemos muito bem a história de Conde, com engarrafamentos gigantescos nesta época de carnaval — quando as pessoas vinham com o carro e ficavam presas. Com apenas uma via, os carros não subiam nem desciam. Por isso, uma solenidade como essa, em plena sexta-feira de carnaval, tem uma simbologia muito grande. E eu comecei o meu carnaval muito bem: em Jacumã, entregando obra”, disse, ao observar que, desde 2019, o Governo da Paraíba já investiu mais de R$ 400 milhões em Conde.

O vice-governador Lucas Ribeiro também destacou a importância do Binário de Jacumã para o desenvolvimento do município. “Sexta-feira de carnaval, e nós estamos festejando; festejando entrega de obra, festejando ação. Isso diz muito sobre o Governo. E começamos bem cedo, com o lançamento de mais um empreendimento no Polo Turístico Cabo Branco. O nosso Governo não para e esse é o ritmo de entregas por toda a Paraíba. Essa obra é muito importante para o turismo do Litoral Sul, que é uma indústria que emprega, que gera renda e melhora a vida das pessoas”, comentou.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seirh), Deusdete Queiroga, evidenciou a qualidade da obra. “É uma alegria estar aqui em Conde para entregar uma obra tão espetacular, que representa bem as demais obras da gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro. Não tenho dúvidas de que vai trazer ainda mais desenvolvimento para Conde, para a economia e o turismo dessa região”, observou, oportunidade em que agradeceu ao Departamento de Estrada de Rodagem, em nome do diretor de Operações, Orlando Soares, a qualidade do Binário de Jacumã.