Foto: reprodução/redes sociais
Jovens de projetos sociais representam o PI em vôlei de praia na Paraíba
Atletas do projeto social VDC – Vôlei Dyana Clube, que atende mais de 100 jovens das regiões Pedra Mole e Vale do Gavião, em Teresina, embarca na noite desta quinta-feira (20), às 20h, rumo à cidade de Patos-PB para disputar a Copa Morada do Sol, uma das maiores competições de base do voleibol de quadra no Sertão paraibano. O torneio acontece nos dias 22 e 23 de novembro e reúne 42 equipes de Pernambuco e Paraíba, com um único representante do Piauí.
A delegação piauiense participa em parceria com o projeto social Atleta Cidadão, de Timon, e levará cinco equipes:
-
Sub-15 masculino (2 times)
-
Sub-15 feminino
-
Sub-18 masculino
-
Sub-18 feminino
O projeto acumula resultados expressivos no cenário nacional do vôlei de praia, com medalhas em três competições brasileiras:
-
Ouro em Brasília (2023)
-
Prata no Rio de Janeiro (2021)
-
Bronze em Recife (2024)
Agora, a meta é ampliar a experiência dos atletas também no voleibol de quadra. A idealizadora do VDC, Dyana Mendonça, explica que a participação no torneio é uma estratégia para ampliar o repertório esportivo dos jovens.
“A gente quer ir porque eu quero que esses meninos rodem. Aqui no Piauí tem pouca competição, assim, a nível comparado a fora, né? E também eu queria que os meninos vissem o mundo lá fora. Porque a gente participa de competição escolar, o que é que acontece? Todo ano a gente ganha o vôlei de praia, todo ano. Só que o vôlei de praia é dupla. Aí já tá com duas vezes, 2024 e 2025, que a gente fica em segundo lugar. Em 2023 a gente ficou em terceiro. Aí foi um meio que eu encontrei de dar uma motivação para esses meninos não desistirem.”
Ela destaca ainda que a saída do estado é um sonho para muitos atletas.
“Porque o que eles querem, né? Aprender vôlei e ir para fora, né? E ter mais experiência. E aqui, além de não ter, mesmo que tivesse essa quantidade, uma boa quantidade de competição, o que não acontece, eles também querem ir para fora.”
Como será a competição:
A Copa terá quatro categorias, cada uma dividida em quatro grupos com três equipes. O formato reúne: times do litoral da Paraíba, do interior da Paraíba e times visitantes — categoria em que entram as equipes do Piauí e de Pernambuco. Os dois melhores de cada chave avançam. O campeão e o vice recebem troféu e medalha; o terceiro colocado, medalha.
cidadeverde.com







