Troféu da Copa do Nordeste • Twitter/Copa do Nordeste
O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, anunciou que a Copa do Nordeste será reformulada para 2026. A novidade foi revelada no sábado (6) após o pentacampeonato conquistado pelo Bahia sobre o Confiança na Arena Fonte Nova.
Segundo Avellar, o calendário da próxima temporada será divulgado em breve com grandes novidades para a competição regional.
“Temos hoje o vice-presidente da CBF, que é o José Vanildo, que coordena um trabalho de reformulação da Copa do Nordeste. Ou seja. Tem novidade que está por vir no calendário e a gente em breve deve divulgar. Tudo isso é fruto do trabalho da gestão do Samir Xaud [presidente da CBF], que está vindo com um monte de novidades legais no nosso calendário”, disse.
O dirigente destacou também a importância da Copa do Nordeste no calendário nacional brasileiro, além de parabenizar o Bahia pelo título.
“Primeiramente parabenizar todos os clubes que participaram desta edição. É uma competição que já está consolidada. Não podemos deixar de registrar também a campanha magnífica do Confiança. Uma belíssima temporada, chegou na final com muito mérito. E parabenizar o Bahia, que foi o campeão e provou isso dentro de campo com dois resultados sólidos nas partidas de ida e volta”, finalizou.
Comissão deve definir a nova fórmula
Em outubro, a CBF divulgará o calendário do futebol brasileiro para 2026 e a Copa do Nordeste terá uma nova fórmula definida. Uma comissão de 5 federações definirá a fórmula de disputa: José Vanildo (Federação do Rio Grande do Norte, que será o mentor), Mauro Carmélio (Federação Cearense de Futebol), Michelle Ramalho (Federação Paraibana de Futebol), Felipe Omena Feijó (Federação Alagoana de Futebol) e Milton Dantas (Federação Sergipana de Futebol).