CBF desiste de criar Série E e amplia vagas na Série D a partir de 2026

0
595

Foto: Divulgação/ CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma mudança significativa no calendário do futebol nacional. Após cogitar a criação de uma quinta divisão, a entidade máxima do esporte no país optou por ampliar o número de participantes da Série D do Campeonato Brasileiro, além de aumentar também as vagas na Copa do Brasil.

O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, Samir Xaud, na última terça-feira (18), durante participação no podcast Toca e Passa, do Globo. De acordo com o dirigente, a reformulação passará a valer já a partir de 2026.

Segundo Xaud, a medida tem como principal objetivo reduzir o problema recorrente enfrentado por diversos clubes que, após o término dos campeonatos estaduais, ficam sem calendário no restante da temporada. “Nós vamos ter reformulação no Campeonato Brasileiro da Série D, na Copa Verde, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Estamos fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para conseguir encaixar no calendário brasileiro com o mínimo de prudência”, afirmou.

Com a ampliação, a Série D deve passar a contar com 32 novos clubes, oferecendo mais oportunidades para equipes de menor investimento e garantindo maior tempo de atividade ao longo do ano. A mudança, segundo a CBF, também busca fortalecer financeiramente essas agremiações, oferecendo maior visibilidade e competitividade.

Além da quarta divisão, a Copa do Brasil também terá impacto direto com o aumento de participantes, ampliando o alcance do torneio mais democrático do país e abrindo espaço para clubes de diferentes regiões.

A decisão da CBF, que substitui a ideia inicial de uma Série E, foi considerada uma alternativa mais viável e estratégica para o calendário nacional, evitando a criação de um novo campeonato e, ao mesmo tempo, ampliando o espaço para equipes que ainda lutam por reconhecimento no cenário do futebol brasileiro.